Como os Mercados de NFT se Adaptaram para Sobreviver em 2025

Em resumo

  • Os mercados de NFT OpenSea e Magic Eden ambos adicionaram negociação de tokens fungíveis às suas plataformas este ano.
  • Um investigador de mercado afirma que isso provavelmente se deve ao arrefecimento da atividade de NFT, e que as mudanças ajudaram as plataformas a estabilizar-se.
  • A Magic Eden afirmou que a negociação de tokens não é um foco principal, e que está a expandir-se para o que chama de “entretenimento cripto”.

A mania de NFT é uma memória distante em 2025. Foi uma era—em 2021 e início de 2022—quando Beeple vendeu um jpeg por 69,3 milhões de dólares, CryptoPunks estavam a atingir dezenas de milhões, e celebridades continuavam a apostar no Bored Ape Yacht Club.
O valor de mercado acumulado de NFT caiu 99% desde o seu pico histórico de $184 mil milhões em 2023 para apenas $487 milhões, segundo a CoinMarketCap. Numa paisagem agora relativamente desolada, os mercados de NFT tiveram de se adaptar, com titãs do setor como OpenSea e Magic Eden a expandir as suas ofertas para incluir tokens totalmente fungíveis.
“A mudança é em grande parte uma resposta a uma desaceleração estrutural na atividade pura de NFT e à necessidade de os mercados defenderem a relevância num ecossistema de ativos digitais em maturação,” disse James Butterfill, chefe de investigação na gestora de ativos CoinShares, ao Decrypt. “Nesse ambiente, um mercado que antes prosperava com negociações de alta velocidade de coleções de imagens de perfil agora precisa de uma base económica mais ampla.”

A versão beta aberta do OS2 já está disponível:

• Um produto totalmente reinventado, construído do zero, para colecionadores e profissionais
• NFTs 🤝 tokens, reunidos num só lugar
• Novas e bonitas formas de explorar — além do piso
• 14 cadeias (bem-vindos @flow_blockchain, ApeChain… pic.twitter.com/fTJT5eKsm2

— OpenSea (@opensea) 13 de fevereiro de 2025

Assim, a OpenSea anunciou uma “reconstrução completa da sua plataforma” em fevereiro deste ano para incluir negociação de tokens entre cadeias via sua própria exchange descentralizada, ou DEX.
Chamada OS2, a nova era da plataforma permitiu a negociação de tokens em 19 blockchains com um novo sistema de recompensas chamado “Voyages,” que muitos especularam que desempenhará um papel no lançamento antecipado do token SEA.
“Adicionar tokens não foi uma questão de olhar para o mercado de NFT e pivotar,” disse Adam Hollander, diretor de marketing da OpenSea, ao Decrypt. “É uma evolução da empresa e uma compreensão de para onde as coisas estão a caminhar. Tokens, colecionáveis digitais, ativos do mundo real tokenizados, perps, mercados de previsão—tudo o que as pessoas valorizam online, queremos que possam negociar tudo na OpenSea.” 

Em outubro, a OpenSea atingiu um novo máximo de volume na sua DEX, com $2,41 mil milhões em volume mensal. No entanto, esse mês de destaque revelou-se uma anomalia, com volumes mensais a retrair 75% para $581,48 milhões em novembro, segundo a DefiLlama.
Estes números parecem insignificantes comparados com os grandes nomes da indústria de DEX, com a Uniswap a gerar quase $80 mil milhões em volume mensal em novembro.

As mudanças permitiram que [both] plataformas se estabilizassem,

—James Butterfill, chefe de investigação na CoinShares,

Quanto à Magic Eden, o mercado adquiriu a app de negociação de meme coins Slingshot em abril—uma mudança que levou a Magic Eden a entrar no mundo da negociação de não-NFTs. A Magic Eden também oferece negociação de tokens multi-cadeia no seu site e através da sua app Wallet. No entanto, a Magic Eden disse ao Decrypt que a sua expansão para a negociação de tokens não é uma grande novidade.
“Negociação de tokens não é um foco real nem uma percentagem significativa do nosso negócio,” disse Chris Akhavan, Diretor de Negócios da Magic Eden, ao Decrypt. “Esse mercado é incrivelmente commoditizado, com muitas wallets, apps de negociação, DEXs, e [trocas centralizadas], etc., que atendem às necessidades dos utilizadores que querem negociar tokens.”
Butterfill, da CoinShares, afirmou que, apesar da reserva da Magic Eden, a plataforma tem sido “mais agressiva” do que a OpenSea no que diz respeito à sua integração de negociação de tokens—especialmente ao envolver-se com ecossistemas baseados em Solana e jogos. O analista agora vê a Magic Eden como uma “camada de aplicação” para a cultura digital, o que expande a sua “identidade estratégica” para além do foco exclusivo em NFTs.
“As mudanças permitiram que [both] plataformas estabilizassem os números de envolvimento e diversificassem as receitas de taxas num ano em que os volumes tradicionais de NFT permaneceram baixos,” disse Butterfill ao Decrypt. “Nesse sentido, as adaptações funcionaram.”

Negociação de tokens na Magic Eden pic.twitter.com/5tEdRAHWYE

— Magic Eden 🪄 (@MagicEden) 9 de janeiro de 2025

“Para que os mercados tenham sucesso a longo prazo,” continuou ele, “precisam oferecer ou uma diferenciação estrutural ou uma integração perfeita entre os trilhos de NFT e tokens que os utilizadores não possam facilmente replicar noutro lado. Essa ainda é uma questão em aberto.”

Isso é entretenimento
Dito isto, Akhavan afirmou que a Magic Eden está a focar no que chama de suas ofertas de “entretenimento cripto”—não na negociação de tokens. A primeira dessas ofertas é a sua plataforma Packs, que permite aos utilizadores abrir pacotes virtuais com ativos do mundo real dentro deles, atualmente cartas Pokémon. Existem também outros pacotes para NFTs.
“Já atingimos dezenas de milhões em volume na Packs, e temos um grande roteiro para este produto,” disse Akhavan ao Decrypt. “Os Packs são apenas o começo de um ecossistema de entretenimento cripto muito mais amplo que estamos a construir.”
Parte desta iniciativa mais ampla inclui o lançamento do Dicey, um casino e sportsbook cripto, para o qual Akhavan manteve os detalhes ao mínimo, mas disse ao Decrypt que será um “novo produto importante.” Ele acrescentou que a Magic Eden pretende tornar-se na “maior marca de entretenimento cripto do mundo.”
“No panorama mais amplo de ativos digitais, ambas as plataformas estão a evoluir para o papel de centros de liquidez cultural, situando-se entre criadores, colecionadores e comunidades de tokens,” explicou Butterfill. “O sucesso delas dependerá de se essas economias culturais continuam a expandir-se e se os utilizadores as veem como infraestruturas essenciais, e não apenas como front-ends opcionais.”

ME-1,01%
UNI3,42%
FLOW7,93%
SOL0,09%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar

Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)